5.4.07

Agente secreto...sede conhecida



"Diamonds are a girl's best friends" podem ser,mas aqui fica provado que para o homem,mais importantes que diamantes...está a cerveja (o cão é bom amigo,mas convenhamos,não ajuda a matar a sede).
Até dia 10...

Ass: Fundador.

4.4.07

Falemos de vinho...

BONAPARTE, NAPOLEÃO (17 -1821)
"Sem vinho, sem soldados"
" Nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário" (sobre o Champagne)

ALIGHIERI, DANTE
"O doce beber que nunca me teria saciado."

CERVANTES, MIGUEL
"O vinho que se bebe com medida jamais foi causa de dano algum."

HUGO, VITOR
"Deus apenas criou a água, o homem fez o vinho"

FRANKLIN, BENJAMIN
"O vinho é prova constante de que Deus nos ama e nos deseja ver felizes"

PASTEUR (1822-1895)
"O vinho pode ser de direito considerado como a mais higiênica das bebidas."
"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros."

PESSOA, FERNANDO (1988-1935)
"Boa é a vida, mas melhor é o vinho"

SÓCRATES (470-399 a.C.)
"O vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente...ele reaviva nossas alegrias e é o óleo para a chama da vida que se apaga. Se você bebe moderadamente em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará em seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã...Assim, então, o vinho não viola a razão, mas sim nos convida gentilmente à uma agradável alegria."

SHAKESPEARE, WILLIAM(1564-1586)
Em Macbeth escreveu o seguinte diálogo entre os personagens Macduff e Porter:
Macduf - Quais as três coisas que o beber especificamente provoca?
Porter - "...nariz vermelho, sono e urina. Luxuria, senhor, ele provoca e não provoca; provoca o desejo, mas impede o desempenho."

PROVÉRBIO ESPANHOL
"Para vinho ter gosto de vinho, deve ser tomado com um amigo"

Ass: Fundador.

Veni Vidi Vici !

"De acordo com as estatísticas, Portugal é o primeiro consumidor europeu de bebidas alcoólicas, com a agravante do consumo do vinho ter vindo a aumentar nos últimos anos."

Hoje a Europa,amanhã,o mundo ! Um ranking para o qual o GADA muito tem contribuido e irá sempre contribuir,pois somos patriotas e queremos sempre Portugal em 1º lugar....EU ACREDITO !

Ass: Fundador.

Regresso à actividade

A partir de amanhã,estarei de corpo e alma na aldeia,dedicado a cumprir os objectivos a que o GADA se propõe sempre.Serão 4 dias,nos quais os poucos elementos que desta feita lá se encontrarão,irão tentar compensar as ausências,bebendo redobradamente.

Isto de ser cuco tem que se lhe diga..

Ass: Fundador.

3.4.07

One Bourbon,One Scotch,One Beer..



Deixo aqui uma grande música,daquelas que dá vontade de ir para o Bar beber algo que atenue a dor humana e mandar um jogo de snooker...this is,good old blues boy !

Ass: Fundador.

Frigorífico Mágico !



Um Frigorífico destes queriamos todos nós nas nossas casas ! Ai não que não queriamos !!!

Ass: Fundador.

2.4.07

Factos

"A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida em todo o mundo. Gente de todas as raças e classes sociais encontra um prazer muito especial em ingerir esse líquido amarelo coroado de espuma branca, deliciando-se com o seu travo amargo. O seu preço acessível torna-a a bebida mais popular deste planeta e, talvez, a mais democrática, já que o seu sabor (e os seus efeitos, se bebida em excesso) agrada (e afecta) tanto a um operário como a um aristocrata."

Contra factos,não há argumentos.

Ass: Fundador.

1.4.07

AA? Hmm,para nós é mais : Ahahaha

"Alcoólicos Anónimos é uma comunidade de homens e mulheres que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a se recuperarem do alcoolismo."

Anónimos?Por favor,se querem camuflar a vossa identidade,usem heterónimos.
Problemas com bebida?Façam como nós,já bebemos a nossa...acabou-se o problema.

Ass: Fundador.

Grupo Alcoólico?Sim!Porém,não alcoólatra

Várias vezes fui abordado para o facto de "Porque é que vocês formaram um grupo que se denomina de Alcoólico?Isso é prejurativo para vocês" - Errado ! E passo a explicar a diferença entre Alcoólico e Alcoólatra :

- Um alcoólico é aquele que consome álcool,geralmente atráves de duas formas : 1-consumo de risco (o excesso contínuo pode eventualmente mais tarde causar consequências) (a ressaca a meu ver) ; 2-consumo nocivo,este consumo causa danos quer físicos quer mentais (grávidas!não bebam caralho!).

- Já um Alcoólatra,é uma figura bem diferente,que se caracteriza por uma forte dependência do álcool : Dependência - é um padrão de consumo constituído por um conjunto de aspectos clínicos e comportamentais que podem desenvolver-se após repetido uso de álcool, desejo intenso de consumir bebidas alcoólicas, descontrolo sobre o seu uso, continuação dos consumos apesar das consequências, uma grande importância dada aos consumos em desfavor de outras actividades e obrigações, aumento da tolerância ao álcool (necessidade de quantidades crescentes da substância para atingir o efeito desejado ou uma diminuição acentuada do efeito com a utilização da mesma quantidade) e sintomas de privação quando o consumo é descontinuado.

Nós não dependemos do álcool,nós apreciamos o álcool,é diferente,não estamos "agarrados" a ele,quanto muito ele é que se agarra ao nosso sangue (e quem somos nós para expulsá-lo?coitadinho).

Ass : Fundador.

Ressaca : Ter ou não ter?Eis a questão

"A internet é um infindável mundo de perguntas e respostas" - Foi com base nesta afirmação,que eu abri o Firefox (para os menos familiarizados,é um browser equivalente ao Internet Explorer,mas bem melhor) e decidi procurar no motor de busca da Google "Modos de evitar a ressaca" depois aparecem os resultados e de facto apercebi-me do meu próprio erro,eu não é querer evitar,é querer aniquilá-la de imediato,acabar logo com a agonia,por isso,fiz refresh e voltei a escrever "Como acabar com a ressaca",maioria dos resultados àcerca do tema,eram provenientes de sites brasileiros.
Decidi abrir um,que dizia "método infalível" e vou lêr..além de vir com a merda do costume de "evite a ressaca,mantenha-se bêbado" ou "não beba e assim não há ressaca"..confesso que me deu uma neura,porque de facto,respostas desta,dispensava eu,olha a pôrra.
Para os comediantes que vêm com a laraxa do "mantém-te bêbado" é só para dizer...a ressaca manifesta-se logo à primeira cerveja,pelo menos no GADA sim,porque mal bebemos uma e já tamos com uma desidratação de tal forma (Sede imensa) que temos logo de beber outra de enfiada e por aí fora.
Porém,depois pensei bem sobre o assunto (isto foi há 15 dias) ou melhor,num dia seguinte a uma daquelas noites onde o àlcool parece açucar e nós diabéticos a necessitar de compensar,lá veio a tão afamada senhora,denominada de "ressaca" e curiosamente,senti...uma alegria.A alegria de quem não se lembrava de nada da noite anterior,porém,aquela dor de cabeça latejante,aquela secura na boca,aquele cheiro a àlcool na minha roupa,aquele estômago pesado,eram sintomas de que,por muito que não me recordasse da noite anterior,tinha ali as provas físicas de que tinha sido uma noite Fenomenal.
É assim,que naquilo que começou como um combate à ressaca,concluo com a tese de que a Ressaca é a garantia palpável da "felicidade",é também a fronteira que separa homens de garotos..um homem com ressaca? É um homem que excedeu os seus limites,que ousou...é um argonauta alcoólico (esta é dirigida a todos que cismam em dizer "eu nunca tenho ressaca").

Bom ok,porém como o GADA até é um grupo porreiro e não quer que os outros que não adoptem esta tese,sofram em demasia,aqui fica uma pequena dica natural de acabar com a ressaca,sem recorrer a ampôlas :
- Tomem um banho morno,bebam muita água (por causa da tal desidratação),comam fruta e bebam um café bem forte.

Ass : Fundador.

A verdade por detrás da cerveja

A APVC – Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja - que promove a Semana Nacional da Cerveja no fim de Abril, recorreu a vários estudos científicos para mostrar os benefícios da cerveja na saúde. A saúde da mulher é abordada de forma particular, já que a osteoporose, a obesidade e o cancro da mama são doenças potencialmente prevenidas através do consumo regular de cerveja.

O King’s College London mostra que o silício, um mineral em abundância na cerveja, favorece o processo de formação dos ossos e pode prevenir a osteoporose. O silício fortalece o colagéneo dos ossos, conferindo-lhes força e flexibilidade, explica Jonathan Powell, do Departamento de Nutrição e Medicina daquela Universidade.
A densidade óssea da anca e da coluna vertebral aumenta com a ingestão de ácido silícico. Até aos 35 anos de idade, a ingestão deste mineral pode prevenir a osteoporose em idades mais avançadas; contudo, depois da menopausa, as mulheres já não sofrem este benefício. Isto porque o efeito varia conforme os factores hormonais, sendo que os homens são mais beneficiados do que as mulheres.
O silício está presente na água mineral, na cerveja, nos cereais e em alguns frutos e vegetais. Um copo de cerveja tem 6 mg de silício, cerca de 20% da dose diária recomendada.

A University College de Londres afirma que a cerveja não engorda nem provoca a chamada “barriguinha de cerveja”. Adianta também que não é só o consumo de vinho que previne as doenças cardiovasculares.
Um estudo levado a cabo pelo departamento de Epidemiologia e Saúde Pública desta Universidade conclui que a cerveja, tal como o vinho, pode prevenir doenças cardiovasculares. A cerveja produz benefícios de protecção contra os enfartes de miocárdio.
Martin Boback, o orientador desta pesquisa, estudou o consumo da cerveja e relacionou-o com o aumento do índice de massa corporal e a proporção cintura-anca, e concluiu que não se podia atribuir a conhecida “barriguinha da cerveja” ao consumo desta bebida.
O estudo foi realizado em 891 homens e 1098 mulheres entre os 25 e os 64 anos da República Checa, país onde o consumo de cerveja per capita é bastante elevado. A média semanal era de 3,1 litros para os homens e 0,3 litros para as mulheres. Os resultados demonstram que, nos homens, a proporção cintura-anca relaciona-se com o consumo de cerveja, mas não de forma significativa. É preciso ter em consideração que o tabaco, o alto colesterol e outros factores também contribuem para o risco de doença cardíaca. Nas mulheres, esta relação entre o consumo de cerveja e a proporção cintura-anca não se verifica. Existe, aliás, uma associação negativa entre o consumo da bebida e o índice de massa corporal.
Este estudo foi publicado no European Journal of Clinical Nutrition.

A Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto sistematizou as propriedades nutricionais e funcionais da cerveja, num estudo conduzido por Manuel Rocha de Melo. O estudo conclui que o consumo de cerveja pode prevenir várias doenças, graças ao alto teor de vitaminas do complexo B, polifenóis, fibra solúvel, minerais e álcool, bem como ao fraco conteúdo de lípidos e açúcares.É portanto, aconselhada como complemento numa dieta saudável.
Entre as doenças indicadas no estudo, encontra-se o cancro, a doença cardiovascular, a demência, etc. O álcool pode prevenir o aparecimento do diabetes tipo 2, reduzindo os níveis de insulina, por outro lado, os polifenóis constantes na cerveja têm capacidade antioxidante e podem desempenhar um papel quimiopreventivo, revela o estudo. A fibra solúvel (tanta como a do sumo de laranja) regula os níveis de colesterol e de glicose no sangue, desenvolve a flora intestinal e diminui a incidência de cancro do cólon e da diverticulose.
Num estudo do Centro de Farmacologia e Biopatologia Química da Universidade do Porto, conduzido pelas nutricionista Sandra Silva e orientado pela investigadora Maria da Conceição Calhau, conclui-se que a cerveja, assim como o vinho e o chá verde, pode reduzir a incidência do cancro da mama. Os compostos polifenólicos (xanta-humol, resveratrol e epigalocatequina-3-galato) existentes em qualquer uma destas bebidas “quando presentes no meio de cultura de uma linha celular de carcinoma mamário foram capazes de reduzir a proliferação celular”, diz o estudo. Esta pesquisa adianta ainda que o xanto-humol, composto abundante na cerveja, é o que apresenta maior efeito inibitório sobre o crescimento celular.
O cancro da mama continua a ser a primeira causa de morte das mulheres entre os 35 e os 55 anos e a segunda em mulheres de todas as idades.
As conclusões deste estudo foram apresentadas à American Physiological Society (APS), em Março de 2005.

O GADA agradece a todos os investigadores e promete continuar a cultivar o gosto pela cerveja entre os seus membros e espalhar os seus benefícios entre os "cépticos".

ASS : FUNDADOR.